Tuesday, February 9, 2010

Ministro quer digitalizar todos os documentos

«Não deveria haver neste momento nenhum livro impresso em Portugal, nenhum manuscrito numa biblioteca, nenhum som em arquivo sonoro, nenhum filme ou nenhum arquivo fotográfico que não tivesse sido digitalizado». Quem o diz é o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, citado pela Lusa.

À margem da apresentação dos resultados do projecto Leiria Região Digital, que decorreu no Castelo de Ourém, Mariano Gago defendeu a criação de um movimento voluntário para o efeito.

«Neste momento, com as tecnologias de informação e comunicação e com o estado do Mundo, a nossa obrigação é digitalizar tudo», afirmou, acrescentando que a digitalização de toda a documentação «é uma das grandes ambições para o futuro».

Desafio às forças locais

Mariano Gago reconheceu que o processo «não pode ser feito de uma maneira burocrática». O ideal seria «através do lançamento de um grande movimento de voluntariado nacional apoiado por um esforço profissional de indexação, de verificação da qualidade».

O desafio foi lançado: «Creio que as forças locais que se criaram com as Cidades e Regiões Digitais podem ser a base para o lançamento desse movimento, que me parece urgente para o futuro da língua portuguesa e do país».

Os objectivos da digitalização foram abordados pelo ministro: «Primeiro, para ficarem protegidos, para se multiplicar o seu uso, mas também para se multiplicar a sua divulgação e o seu estudo».

in IOL